Dia da Literatura Brasileira – 1o de Maio

01/05

O dia da literatura brasileira é comemorado em 1º de maio, em homenagem ao nascimento do escritor brasileiro José de Alencar, um dos maiores representantes do Romantismo no país.
A literatura brasileira é rica e diversa, com influências de diversas culturas e épocas. Desde a época colonial, passando pelo período do Barroco e Arcadismo, até o Modernismo e a literatura contemporânea, muitos escritores brasileiros deixaram sua marca na história literária do país e do mundo.
Entre os principais nomes da literatura brasileira estão Machado de Assis, considerado um dos maiores escritores do Realismo no Brasil e um dos maiores nomes da literatura mundial; Carlos Drummond de Andrade, poeta modernista que retratou com maestria a vida e os dilemas dos brasileiros em seus versos; e Clarice Lispector, escritora que explorou a complexidade da existência humana em sua obra.
Além desses grandes nomes, há uma infinidade de outros escritores que contribuíram e continuam contribuindo para o enriquecimento da literatura brasileira. Por meio de seus livros, eles retratam a realidade social e cultural do país, exploram temas universais como amor, morte, política, religião, entre outros, e transportam o leitor para mundos imaginários e fascinantes.
O dia da literatura brasileira é uma oportunidade de celebrar a riqueza e a diversidade da literatura produzida no país, e de reconhecer a importância dos escritores e de seus trabalhos para a formação cultural e intelectual da sociedade brasileira. Que possamos continuar valorizando e prestigiando a literatura brasileira, sempre buscando novas formas de promover e incentivar o acesso a essa arte tão importante.
Ao visitar a Casa de Cultura Os Capoeira, não deixe de conferir o acervo de nossa biblioteca, que conta com títulos, de autores brasileiros, para crianças, jovens e adultos. Em nosso Sarau do Livro já passaram grandes nomes como Itamar Vieira Jr, Aline Bei, entre outros.