O (poetry) slam é uma competição de poesia falada que traz questões da atualidade para debate. Slam é uma palavra inglesa que se aproxima ao som de uma “batida”. Seria algo parecido com o som do nosso “pá” 😉.
Nas apresentações de slam o poeta é performático e só conta com o recurso de sua voz e de seu corpo. Além de ser um acontecimento poético, estas batalhas representam um movimento social, cultural e artístico no mundo todo, um novo fenômeno de poesia oral em que poetas da periferia abordam criticamente temas como racismo, violência, drogas, entre outros, despertando a plateia para a reflexão, tomada de consciência e atitude política em relação a esses temas.
E – sorte nossa! – no próximo SARAU VIRTUAL teremos a honra de receber @thataalvespoetisa , artista multimídia que transita entre vídeos, performances e poesias. Militante das questões raciais, Thatha é precursora do Sarau da Ponte pra Cá e membro do coletivo Sarau das Pretas, onde atua com poesia, música e resgate da ancestralidade. Tem três livros publicados: “Em Reticências”, “Troca” e “Ibejis”.
O agradecimento pra lá de especial para @jurubateixeira , que mais uma vez idealizou e organizou este encontro.