Celebração do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo

27/03

CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO TEATRO E DIA NACIONAL DO CIRCO ENALTECE CULTURA E ARTE NO BRASIL

Em 27 de março, o mundo comemora tanto o Dia Mundial do Teatro quanto o Dia Nacional do Circo, reconhecendo o papel vital das artes cênicas na sociedade. Estabelecida em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, essa data destaca não apenas a expressão artística, mas também a relevância das artes cênicas em diversas comunidades.
O teatro, uma tradição com mais de 2.500 anos que remonta à Grécia Antiga, continua a influenciar e inspirar. Autores como Eurípedes, Sófocles e Ésquilo deixaram um legado duradouro com obras como “Édipo Rei”, que ressoam até os dias de hoje. No Brasil, o teatro floresceu no século XIX, enriquecido por influências do romantismo e contribuições de figuras como Martins Pena, Artur Azevedo e Gonçalves de Magalhães, além de elementos pré-teatrais presentes nas culturas africanas e indígenas.
O Dia Nacional do Circo, também celebrado em 27 de março, presta homenagem a Abelardo Pinto, mais conhecido como Piolin, o “Rei dos Palhaços” do Brasil, nascido nesta data em 1897. Seu legado é um testemunho da riqueza e diversidade do circo como forma de entretenimento.

OS CAPOEIRA NO TEATRO

BENTO BATUCA
Uma Viagem Musical Pela Cultura Afro-Brasileira… Em uma jornada cultural por São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, o musical “Bento Batuca” apresenta a história de Bento, um menino sonhador que, desde o nascimento, transforma objetos do cotidiano em instrumentos de percussão, preenchendo sua trouxinha com sons, cores e conhecimento. Durante essa aventura, Bento encontra personagens que homenageiam figuras emblemáticas, como o Mestre Besouro Mangangá, Guerreiro Maculelê, Maestro Nunes e Tia Ciata, representando a riqueza da cultura afro-brasileira.
Eleito o Melhor Musical Infantil de 2018 pela APCA, “Bento Batuca” não apenas entretém, mas também busca conscientizar sobre a história brasileira, oferecendo lições educativas sobre coragem diante das adversidades. A montagem, premiada pela APCA e pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2019, destaca-se não apenas pela narrativa poética e teatral, mas também pela direção musical do grupo Os Capoeira.
Sob a direção musical de Os Capoeira, o espetáculo transita por cânticos de capoeira e ritmos como frevo, maculelê e samba, incorporando referências a canções nacionais, como “Suíte dos Pescadores” de Dorival Caymmi. Entre os instrumentos utilizados estão atabaques, berimbau, pandeiro, surdos, chocalhos e diversos objetos sonoros, proporcionando uma experiência única para toda a família.

E VOCÊS, QUEM SÃO?

No monólogo “E Vocês, Quem São?”, Samuel de Assis mergulha na pele de um homem condenado por um crime, expondo as crueldades do racismo enraizado na história do Brasil. O ator desafia a plateia, especialmente as pessoas brancas, a refletirem sobre seus papéis dentro dessa realidade. Com uma trilha sonora tocada ao vivo, incluindo canções de artistas negros como Larissa Luz e o grupo Os Capoeira, que também assinam a direção musical junto ao rapper Coruja BC1, a peça é uma experiência intensa e provocativa, revelando as complexidades do cenário racial brasileiro desde seus primórdios.

Por Vanda Guimarães