Dia do Frevo em Pernambuco

Dia 9 de fevereiro

O frevo, uma dança folclórica enraizada na tradição brasileira, emerge como uma expressão singular, especialmente durante o Carnaval, quando ganha destaque nas efervescentes ruas de Olinda e Recife. Esta manifestação cultural, tipicamente pernambucana, conquistou reconhecimento internacional, sendo declarada, em 2007, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, em 2012, integrando a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. A inauguração do Paço do Frevo, em 2014, no Recife, destaca a importância de preservar e divulgar essa forma exuberante de expressão cultural. Em 9 de fevereiro, o Dia do Frevo, celebramos não apenas a dança, mas a história e a vitalidade de uma tradição que continua a encantar gerações.
No cenário urbano pernambucano do século XIX, as bandas de músicas marciais, que executavam dobrados, marchas e polcas, foram acompanhadas por grupos de capoeiristas. No entanto, a perseguição policial aos capoeiristas levou à necessidade de um disfarce. Assim, os capoeiristas, agora integrados aos clubes de carnaval, adaptaram seus passos e trocaram suas antigas armas por símbolos dos clubes, como pequenas vassouras ou machados, que passaram a ser usados como enfeites.
A sombrinha, atualmente uma característica distintiva do frevo, também tem suas raízes na capoeira, sendo inicialmente utilizada como arma pelos capoeiristas. Evoluindo ao longo do tempo, a sombrinha tornou-se um elemento decorativo essencial, contribuindo para a coreografia e equilíbrio dos passistas.
O frevo, uma marchinha acelerada, é uma fusão única de marcha, polca e elementos da capoeira. Durante o Carnaval, as ruas de Recife testemunhavam a invasão alegre do frevo, documentada pelos jornais da época. Para conter a animação dos foliões, grupos de capoeira eram contratados, adicionando elementos acrobáticos à dança.
Com mais de 100 passos catalogados, o frevo abrange desde movimentos simples para a grande massa de foliões até passos acrobáticos executados pelos passistas dos blocos. A diversidade de tipos de frevo, como o de rua, de bloco e canção, reflete a riqueza e a versatilidade dessa expressão cultural. No repertório do bloco Os Capoeira, o frevo está presente nas canções e nos paços de dança do naipe dos Guizos.
Venha participar das atividades oferecidas pela Casa de Cultura Os Capoeira! Durante todo o ano, promovemos a Oficina de Percussão do Bloco Os Capoeira, cursos e workshops direcionados a alunos de todos os níveis: iniciantes, intermediários e profissionais da música. Para obter mais detalhes e se inscrever, entre em contato conosco por meio digital ou visite-nos pessoalmente na Rua Belmiro Braga, 186, na Vila Madalena, em São Paulo, Brasil. Será um prazer lhe receber em nossa Casa!

por Vanda Guimarães